sexta-feira, 17 de abril de 2015

DIY: Enfeites Natalinos


Essa postagem está sendo escrita com apenas 5 meses de atraso... ou 8 meses de antecedência!

O blog ficou meio parado esses tempos, mas eu não parei. Esses enfeites foram feitos com placas de eucatex reaproveitadas. Segue o passo-a-passo:


Moldes riscados nas placas

Namorado cortando para mim com serra tico-tico

Círculo cortado sem acabamento

  1. Fiz o molde em formato de círculo na placa de eucatex e depois resolvi acrescentar um "cabinho" em cada círculo, imitando o formato de uma bola de Natal. Esse apêndice servirá para fazer o furo mais adiante.
  2. Lixei as bordas e uma das superfícies (a outra já tinha uma cobertura branca, não sei o nome). Na superfície marrom eu passei uma camada de base branca e duas camadas de tinta PVA branca (tinta de artesanato).
  3. Enquanto secava fiz a montagem das imagens que seriam utilizadas. Procurei no google fundos estampados em preto e branco e adicionei palavras que me representam o Natal: paz, saúde, amor, alegria, prosperidade, família, amizade, etc. Também selecionei fotos dos meus familiares. Tudo isso eu editei em preto e branco e espelhado e imprimi em impressora laser.
  4. Agora vem o segredo, uma técnica que eu já tinha visto há tempos no Pinterest e queria muito testar. Utilizando cola para decoupage, colei as imagens com a impressão voltada para baixo. Após secar, usando um pano úmido, fui retirando o papel e deixando a impressão colada na tinta branca. Não é possível retirar todo o papel e sobre a tinta branca não aparece os resíduos. Em alguns lugares saiu mais e em outros menos. Em alguns cantos saiu também a impressão, mas isso deu a impressão de desgastado pelo tempo.
  5. Deixei secar novamente, pois essa etapa amoleceu um pouco a tinta. Após secar, passei verniz de artesanato sobre as colagens.
  6. Lixei novamente as bordas, dessa vez avançando um pouquinho sobre os cantos das colagens para dar um aspecto de gasto, envelhecido. Com uma furadeira fiz o furo no apêndice do círculo.
  7. Através do furo passei a fita, deixando uma volta do lado de trás para pendurar na árvore e na frente fiz o laço para dar o acabamento.
Eu estava precisando mudar o visual da minha árvore de Natal. Esses ornamentos fizeram uma grande diferença! Mantive alguns enfeites, como a guirlanda de pérolas e as bolas metalizadas. Adicionei a faixa de ráfia que cortei e mandei na costureira para passar overlock. Também fiz a toalha de ráfia para esconder os pés da árvore e acomodar o presépio rústico.












Árvore sem os ornamentos

Árvore completa!

A família toda gostou de ver suas fotos estampadas na Árvore de Natal. Foi um sucesso!

Apesar do atraso na postagem, espero que sirva de inspiração para vocês, pois esta técnica serve para diversos projetos, não apenas para usar no Natal.

Abraços e um ótimo feriadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...