sexta-feira, 24 de abril de 2015

Memory Box ou Shadow Box

A Shadow Box é uma caixa onde os objetos expostos seguem um determinado tema, podem ser lembranças da vida militar (de onde se originou o termo), de uma viagem, de um bebê... Elas normalmente não apresentam divisórias, mas o vidro na frente é obrigatório.

Já as Memory Box guardam lembranças em geral. Normalmente apresentam divisórias e nem sempre possuem vidro isolando o conteúdo da caixa. São bem decoradas, muitas vezes usando técnicas de scrapbook.

Esta caixa ficou um bom tempo aqui em casa dando sopa. Minha irmã até começou a pintá-la para usar como porta bijuterias, mas acabou abandonando a ideia quando percebeu que daria muito trabalho. Depois que eu vi algumas fotos no Pinterest, resolvi reformá-la.

A ideia era fazer uma Shadow Box ou Memory Box para guardar minhas lembranças ou pequenos objetos decorativos.

A minha caixa apresenta divisórias e uma tampa em eucatex. A tampa eu tirei e aproveitarei as canaletas para colocar um vidro, que protegerá o conteúdo da poeira e sujeiras em geral. 



Agora vou explicar o que eu fiz, já que (mais uma vez) não tenho fotos do passo-a-passo:
  1. Passei betume da judeia em toda a peça, usando estopa. Como o meu betume estava meio grosso, diluí em aguarrás para espalhar melhor. O fundo das divisórias não escureci, pois elas não iriam aparecer ao final do processo.
  2. Depois de seco fiz uma pátina em tinta PVA areia. A técnica eu aprendi com a Vero Kraemer do Blog Além da Rua Atelier, que faz coisas maravilhosas e ensina tudo no blog e no canal do Youtube.
  3. Apliquei um verniz sintético spray que acabou manchando toda a peça, dando um tom amarelado. Mas pensando bem deu um toque vintage pra caixa, não deu?
  4. No fundo das divisórias eu colei papel de scrapbook em tons aproximados e em temas que combinarão com os objetos que pretendo expor na minha Memory Box.

Agora só falta colocar o vidro e o suporte atrás para pendurar na parede. Depois que eu colocar meus "brinquedinhos" volto aqui mostrar para vocês.

Beijos e bom final de semana!

4 comentários:

  1. Oi Priscila,
    A caixa ficou linda e eu achei a ideia muito legal.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, obrigada pela visita! Beijos e uma ótima semana.

      Excluir
  2. Oi Priscila.
    Muito interessante e depois que por o vidro vai ficar ainda mais linda.
    Bom domingo, bjo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...