sexta-feira, 12 de junho de 2015

DIY: Customizando cabides de madeira


Na semana passada eu fiz uma arrumação no meu guarda-roupas e separei alguns cabides de madeira para customizar. Já vi várias ideias em blogs e também no Pinterest, mas meu cabides são antigos então escolhi a técnica mais fácil: decoupage com guardanapo de papel. De quebra fiz também um porta-cintos. 
Quer apender? Vamos lá!


Para a decoupage utilizei:

  • lixa (não está na foto)
  • pincel macio
  • base acrílica para artesanato
  • tinta PVA branca e cromo suave (não está na foto, mas é um amarelo claro)
  • cola gel para decoupage
  • guardapapos de papel decorados
  • verniz acrílico brilhante
  • cabides de madeira


Para o porta-cintos utilizei:

  • cabide
  • parafusos com ganchinho (esqueci de colocar na foto)
  • furadeira (não está na foto por motivo de: já estava instalada na tomada da bancada)

Passo-a-passo:

  • Lixei todos os cabides para retirar sujeiras, pequenas imperfeições e farpas da madeira. Retirei o pó com um pano seco.
  • Separei um cabide (o mais resistente), marquei os lugares onde queria colocar os ganchinhos de 4 em 4 centímetros e furei com a furadeira e uma broca bem fininha. 
  • Passei uma demão de base acrílica com um pincel macio e esperei secar. Passei uma demão de tinta e deixei secar de um dia para o outro. No meu caso, uma demão de cada foi suficiente, mas o ideal são duas demãos para cobrir bem.
  • Depois da pintura, coloquei os ganchinhos no cabide em que fiz os furos.
  • Separei os guardanapos de acordo com os cabides em que eu iria colá-los e recortei em faixas para facilitar a aplicação. É preciso separar as folhas brancas e deixar só a folha estampada.
  • Passei cola gel com pincel e com cuidado acomodei o guardanapo em cima. Em alguns lugares pode acontecer de enrugar um pouco, principalmente porque o cabide tem uma curvatura e o guardanapo forma pequenas "pregas" ao dar a volta pela madeira. Eu fui assentando essas imperfeições com o próprio pincel com cola. Deixei secar.
  • Apliquei verniz brilhante com pincel macio por todo o cabide e deixai secar.
  • Está pronto!!

Nos cabides mais finos apliquei o guardanapo com a estampa miúda

Detalhe da estampa

No cabide mais grosso apliquei a estampa de porquinho e no outro um mix de florzinhas e borboletas

Apaixonada por esta espampa de porquinho 

E o porta-cintos recebeu a estampa fofa de corações e partituras que era muito grande para os outros cabides

Detalhe da estampa e ganchinhos

Testando o porta-cintos novo

Hoje é Dia dos Namorados e eu não preparei nenhuma postagem especial (Tem essa aqui de 2012 que é bastante procurada). Também não fiz nenhum presente para o meu love, apesar dos cabides terem estampa romântica eles são para mim mesmo kkkkk. Ainda dá tempo de providenciar alguma lembrancinha handmade para não deixar a data passar em branco e eu até já tenho em mente o que vou fazer. No final de semana eu compro um presente para ele. Mas nesse caso vou comprar alguma coisa útil e que ele realmente esteja precisando.

O que vocês acharam dos cabides? Eu adorei!!
Beijos e um ótimo final de semana. Pra quem é de Bariri será um feriadão, porque na terça-feira é aniversário da cidade, 125 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...