sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

DIY: Luminárias de pote de vidro


Hoje trago mais um DIY natalino: luminárias feitas com potes de vidro. Essas luminárias estão aparecendo bastante no Pinterest, aliás tudo que utiliza potes de vidro está em alta. Eu fiz essas luminárias rapidinho e a maioria dos materiais eu já tinha em casa, só precisei comprar a fita de renda. Infelizmente esqueci de tirar foto das etapas. As minhas luminárias enfeitarão as mesas da ceia de Natal.

Eu usei:

- potes de vidro (de palmito, azeitona, etc.)
- juta
- fita de renda larga
- fita de cetim ou voil
- sisal
- galhinhos de pinheiro
- cola quente
- velas de cera ou led
- sal grosso

Passo-a-passo:

Lave bem e retire todo o rótulo e resquícios de cola do vidro. Passe álcool se precisar.  Não usaremos a tampa, então se você quiser usar o pote para alguma outra coisa depois do Natal, guarde a tampa.

Recorte faixas de juta no comprimento que dê para envolver o vidro com uma margem para sobrepor a extremidade e cole com cola quente. As minhas tinham 10 cm de largura por quase 30 cm de comprimento.

Por cima da juta amarre uma fita de cetim ou voil e finalize com um laço segurando um raminho de pinheiro. Outra opção é colocar a faixa de renda por baixo e amarrar o ramo de pinheiro com sisal.

Coloque uns 2 cm de sal grosso no fundo do pote e acomode a vela em cima. A minha vela é azul, com aroma de cravo. Eu procurei a branca no supermercado mas não tinha.





Dicas:

- A faixa de juta/renda não pode ser tão larga, senão vai tampar o vidro todo e não vai deixar a luz passar.

- Essa mistura do rústico (juta/sisal) com o delicado (renda/cetim/voil) fica muito charmosa, mas se você não gostar, faça a renda amarrada com cetim ou juta amarrada com sisal.

- Eu usei as velas de cera mesmo, aquelas com 2 cm de altura. Aqui na minha cidade só vi uma loja vendendo as velas de led por um preço não muito amigável e pela internet não ia chegar a tempo.

- Se o pote for fundo, use um macarrão espaguete (seco) para acender o pavio da vela sem queimar a mão.





Com certeza você tem algum pote guardado aí na sua casa, né? Aproveite o final de semana para fazer uma luminária também. Se tiver alguma dúvida, é só perguntar aqui nos comentários.

Bom fim de semana!
Beijos

2 comentários:

  1. Olá Priscila, ficaram lindos seus potes, num estilo rústico chique. Farão bastante efeito na mesa se colocados ao centro, em linha. Potes são muito versáteis e se sairmos procurando por aí, ideias para usá-los de forma diferente e original, não faltam! sempre tenho alguns em casa, de reserva, para quando me "assalta" um bom projeto para eles. Gosto deste tipo de sugestão que pode, mais tarde, ser desfeita para entrar uma nova proposta. Bj e bom fim de semana.
    PS: gostei da dica do macarrão para acender velas, já me queimei várias vezes tentando acender velas de rechaud em recipientes fundos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscila,
    eu também fiz algumas para enfeitar a sala no Natal
    As suas estão lindas.
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...